Dicas de saúde

Dicas para limpeza dos dentes

Rafael Salles Artigos Comentários desativados em Dicas para limpeza dos dentes
corpoclinico-1

1. Escove corretamente os dentes: para evitar a gengivite é necessário que os dentes sejam escovados no mínimo, 3 vezes ao dia, sendo que cada escovação precisa durar em média de 3 a 5 minutos.

2. Escove a gengiva: não basta só escovar os dentes, as gengivas também devem ser escovadas. Essa área costuma ser esquecida, porém é justamente ai que o problema se inicia.

3. Uso de fio dental: o fio dental deve ser utilizado diariamente, pois ele retira os restos de comida e a placa bacteriana que ficam alojados entre os dentes e não é alcançada pela escova. Ele ajuda também a evitar que as cáries sejam formadas entre os dentes;

4. Escovação da língua: a língua também é um local onde ficam acumulados os restos de alimentos que causam as placas bacterianas, por isso é muito importante escová-la até que fique bem limpa. Escovar a língua também ajuda a prevenir o mau hálito;

5. Alimentos ricos em vitamina C: esses alimentos ajudam a diminuir os sangramentos e inflamações causadas nas gengivas. A laranja é uma excelente opção; 6. Eliminar vícios: o álcool e o cigarro podem causar diminuição da quantidade de sais minerais e vitaminas essenciais para manter uma boca limpa e saudável, o que pode levar ao surgimento de gengivites.

Escovação de Crianças

Rafael Salles Artigos Comentários desativados em Escovação de Crianças
Bebê escovando os dentes

Você sabia que o Flúor ajuda a previnir a cárie dentária e que você pode começar a escovar os dentes dos bebês com creme dental fluoretado tão logo eles apareçam na boca? Crianças abaixo de 3 anos devem utilizar o equivalente a um grão de arroz cru. Crianças entre 3 e 6 anos de idade não devem usar mais que o tamanho de um ervilha de creme dental fluoretado.

A American Dental Association (ADA) e o Ministério da Saúde numa atualizaçao de suas recomendações, embasados em pesquisas científicas ,ampliaram o uso de creme dental fluoretado para crianças abaixo de 3 anos de idade. Entretanto, é de grande importância ficar atento à quantidade de creme dental utilizado na hora da escovação. Vale lembrar que o creme dental deve conter 1100 ppm de flúor. É só verificar na embalagem. Tão logo as crianças comecem a escovar os dentes sozinhas, fiquem atentos para que elas estejam utilizando a quantidade adequada e não estejam engolindo o creme dental. Os cuidadores também devem ser orientados em relação a esses cuidados.

Alimentos que fazem bem para a saúde bucal

Rafael Salles Artigos Comentários desativados em Alimentos que fazem bem para a saúde bucal
Selection Of Fresh Vegetables

1 – Maçã: a fruta é doce, mas não grudenta. Além disso, aumenta o fluxo de saliva, que é a melhor defesa natural contra cáries e doenças da gengiva.

2 – Cenoura: legumes crocantes limpam e estimulam a gengiva, ajudando a eliminar as partícular alimentares. Fora isso, alimentos ricos em fibras têm um efeito de limpeza e estimulam o fluxo de saliva, eliminando as bactérias e mantendo a boca hidratada.

3 – Queijo: um pedaço pequeno de queijo consistente faz bem para os dentes. O alimento tem cálcio e outros minerais, fortalecendo os dentes. Ele também produz saliva, o que neutralia o nível do pH na boca. Isso significa que boca fica menos ácida e, portanto, menos propensa à deterioração dos dentes.